novo blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

adão







(Folha de SP, 18/10/10)

'serra em transe'

Serra em transe

Não resisto a uma provocação inicial: a blogosfera estaria em polvorosa e os serviços da ombudsman da Folha amanheceriam entupidos de mensagens indignadas contra o jornal se a notícia não dissesse respeito a Monica Serra, mas a Dilma Rousseff.
Isso dito, é claro que é polêmica a publicação do relato de uma ex-aluna da mulher de Serra dando conta de que ela (Monica), em sala de aula, revelou já ter praticado um aborto. Não se trata de uma notícia qualquer. Ela coloca em conflito o direito à informação, de um lado, e o direito à privacidade, de outro.
Haverá, neste caso, bons argumentos a favor e contra a publicação. Penso que a Folha acertou, por duas razões principais: com o aborto alçado a tópico da disputa eleitoral (e por obra de Serra), o episódio passou a envolver evidente interesse público. E, tão importante quanto isso: Monica Serra havia dito, há um mês, em campanha pelo marido no Rio, que Dilma era a favor de "matar criancinhas", numa clara alusão à posição da petista sobre o aborto. Ao assumir como sua, e nos termos que fez, a campanha do marido, Monica fixou para si as regras do jogo que estaria disposta a jogar.
O caso (tão desconfortável, tão cheio de implicações desagradáveis a quem o aborda) permite, ou exige, uma reflexão de ordem mais geral. O PT tem sido acusado, quase sempre com razão, de ser capaz de qualquer coisa para se manter no poder. Isso virou um mantra, a despeito da sua veracidade. Mas Serra não está se revelando, já faz tempo, alguém disposto a pagar qualquer preço para chegar ao poder?
Essa pantomima de devoção e carolice que se apossou da campanha tucana (e que nada tem a ver, como parece óbvio, com respeito efetivo pela religiosidade do povo) é a expressão patética de que tudo (biografia, valores, familiares) está sendo sacrificado em nome de uma ideia fixa. Serra sonha ser presidente. Mas se parece, cada vez mais, com o personagem de Paulo Autran em "Terra em Transe".

(Fernando de Barros e Silva, Folha de SP, 18/10/10)

congresso acadêmico (ufal arapiraca) - filmes

terça, 19/10/10, 14 hs


















quarta, 20/10/10, 14 hs


















quinta, 21/10/10, 14 hs

cqc

“é bom lembrar os candidatos que Deus não vota” (tas)

“é, porque ele tem mais de 75 anos” (marco luque)

congresso acadêmico (ufal arapiraca) - programação cultural

diálogos pertinentes (uneal arapiraca)

programação

Dia 18 de Outubro – Abril Despedaçado – Análise crítica do prof. Ms. Antonio Barbosa Lúcio (NEARS-UNEAL)

Dia 19 de Outubro – Documentário 1912 O quebra de Xangô – Análise crítica do prof. Dr. Edson Bezerra

Dia 20 de Outubro – Documentário Manda Bala – Análise crítica de Alexandre Alves Gama

Dia 21 de Outubro – Documentário Grass – A verdadeira história da maconha – Análise Crítica Jadiedson

Dia 22 de Outubro – Documentário Justiça – Análise crítica de Inaldo Valões e Walker (NEAJUP-UNEAL)




APOIO CULTURAL: Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL
Núcleo de Estudos Agrários e Movimento Sindical Rural em Alagoas/UNEAL
Núcleo de Assistência Jurídica Popular/UNEAL
Centro Acadêmico de História
Centro Acadêmico de Direito

resumo parcial do debate

Dilma não é ‘Lula-la-lá 89’, mas está conseguindo aglutinar em torno de si uma onda ativa e muito positiva de parte da intelectualidade brasileira, via internet. São muito emocionantes os e-mails com assinaturas de professores universitários e do ensino básico, amigos, conhecidos e desconhecidos.

Não recebi, até hoje, nenhum depoimento semelhante a favor de Serra.

Marilena Chaui não é perfeita (silenciou também (como tantos!), no episódio do mensalão), mas por isso mesmo é emblemático seu depoimento neste momento.

*

Lula não pegou em armas contra a ditadura militar; usou a palavra, a pobreza e a sinceridade.

Dilma não pode ter vergonha de ter enfrentado a ditadura militar, muito pelo contrário.

O que Serra estava fazendo, no momento exato em que Dilma assaltou o tal banco e não matou ninguém??

nunca morrerá de overdose!

marilena chaui, em 13/10/2010 (e-mail. valeu rosana!)

http://www.youtube.com/watch?v=0j6jgDs7gMQ&feature=player_embedded

domingo, 17 de outubro de 2010

debate rede tv! / folha de sp (II)

serra quer voltar ao assunto, e insiste nas drogas e no combate às drogas (!!): ”a questão das drogas foi deixada de lado [pelo governo lula]!” (daqui a pouco ele vai dizer que ela fumou maconha quando era terrorista)

Dilma lembra a crackolândia, na são paulo de serra (!!), e é aplaudida com sinceridade pelo auditório!!

*

serra lembra zé dirceu e mercadante, “que perdeu pra mim agora em são paulo” (sim e o tiririca aliado do pt também agradece... paulistas abestados!!!)

“é um esporte nacional falar mal de são paulo” (serra, se desculpando pela cracolândia)

“eu me lembro de uma mulher, uma mulher governadora do Amapá, que colocou uma mulher, numa cela para ser estuprada pelos presidiários!” (serra, arrumando uma comparação para a cracolândia dele)

*

dilma agride diretamente serra, em vez de tratá-lo como ‘terceira pessoa’

serra: “vc me ofendeu, dizendo que eu não conheço infraestrutura”

serra arruma uma estrada federal ruim (feira de santana – salvador) pra criticar dilma

(serra vai fazer as estradas do nordeste ficarem boas e cobrar 100 reais de pedágio por carro, mas só na volta. pra mim, particularmente, é bom, pois viajo bastante de carro e não vai doer tanto no meu bolso pagar pedágio todo dia pra ir trabalhar... pra 90% dos brasileiros, vai ser péssimo, ótimas estradas ligando as capitais aos interiores, pagando a bagatela de uns 10 paus todo dia pra uma empresa internacional e uns espertalhões nacionais...)

*

dilma - “tem hora que o senhor fica um pouco pretensioso, não faça isso, é feio, errado” “eu não sou contra são paulo”

dilma - “eu esperei (a vez da) minha pergunta” (provavelmente contendo serra, que deve ter começado a responder fora da vez dele)

*

serra: “paulo preto é um apelido preconceituoso e racista!!” (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

*

“eu sei o que eu quero! eu quero é livrar são paulo do PCC” (dilma, aplaudida)

chama serra de ‘pretensioso’ de novo... (fez mal)

essa estratégia de ficar falando mal de são Paulo (serra, tentando se defender)

“eu não subestimo a inteligência do povo paulista, o povo paulista não é o senhor, candidato” (dilma, e fala da ‘progressão automática’ (kkk), e não da ‘progressão continuada’, como pretende a teoria pedagógica do serra)

dilma lembra o manifesto de todos os reitores das universidades federais, contra o serra (sim!! mas, no fundo era só marketing não ter falado das universidades federais no começo do debate)

*

“dilma roussef, eu não vou acabar com o Enem! imagina...! vocês que acabaram com o Enem! divulgaram os nomes dos candidatos do Enem deste ano! o Enem foi criado pelo ministro Paulo Renato” “o PT só mudou o nome!!” (serra)

serra suspira, cansado

“órteses e próteses” (serra)

“a zilda arns era minha amiga!” (serra)

“eu considero que o amor também tem que se expressar etc.” (dilma)

dilma chama o apoio dos professores de são paulo

*

“vamos combinar que falar dos governos passados não é bom” (serra não quer mais comparar fhc X lula.. arregou!! kkkkkkkk)

“me dá a impressão de que a Dilma é candidata a governadora de são paulo” (bom) “não é que são falsidades (o que ela fala de SP), é que ela não conhece a realidade daqui” “sp está nas nossas mãos há 16 anos, e as coisas na educação aqui caminham bem...” (e repete gaguejando a piada sobre dilma candidata de são Paulo)

*

“eu tenho dois ex-presidentes me apoiando: Itamar e FHC! a Dilma é apoiada por Sarney e Collor!!” (serra)

dilma pede direito de resposta (“é que ele falou que eu sou a favor da inflação”), negado na hora pelo mediador

*

lula foi o maior presidente brasileiro de todos os tempos (dilma, viajando na maionese)

“a esperança e o amor vão vencer o ódio!!” (dilma)

“valorizar o professor com salário e diálogo, e não cassetete” (dilma, alguém riu na plateia.. kkkk)

“bioversidade cultural do brasil... eu vou fazer um governo voltado pra pessoa humana”

*

“eu aprendi valores com minha mãe! a verdade, a honestidade, a liberdade e a democracia, a justiça e a solidariedade” (serra... aff..)

“eu quero um governo de união nacional!” (kkkkk... se ele ganhar, vai chamar a dilma pra ministra da casa civil? kkkkkkkkk)

***

resumo provável do debate na grande mídia:

os candidatos evitaram o tema religião