novo blog

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

fernando gonzales

(Folha de SP, 14/12/2010)

WikiLeaks na Folha de SP

Desde o início do 'Caso WikiLeaks', a Folha de São Paulo não publicou NENHUMA 'carta de leitor' no seu espaço dedicado a isso. Causa estranheza o fato de que NINGUÉM tenha se interessado em comentar os escândalos vazados. Ou será que o jornal (um dos únicos no mundo que tem o privilégio do acesso aos documentos) tem evitado o assunto??
Ontem foram CINCO comentários redundantes sobre 'violência no rj', hoje, novamente, nenhuma carta.
*
A única e solitária carta de leitor publicada que trata do assunto é esta (publicada no domingo, 12/12):

"Se o WikiLeaks tivesse divulgado os gastos sigilosos do governo Lula, feitos com cartões corporativos e que passam bem longe do portal de transparência que está na internet, o presidente estaria defendendo com tanto ardor Julian Assange, o fundador do site que revelou documentos secretos do governo americano? Eni Maria Martim de Carvalho (Botucatu, SP) "

Ela, na verdade, é apenas panfleto contra Lula, e não a favor do WL.

*
Além disso, em seu importantíssimo espaço de opinião, nas páginas 2 e 3, em que atuam os chamados 'formadores de opinião', NENHUM dos autores sequer mencionou o Wikileaks.
*
(Houve ontem, inclusive, uma carta de um suposto ateu, criticando a campanha de divulgação da ATEA nos ônibus, e elencando 'ateus famosos', como "Stálin, Mao, Fidel, Pol Pot, Prestes...". O leitor da FSP Milton Akira ainda afirma que eles 'nem ateus eram', já que "tinham o marxismo como religião." Ora, por que a FSP escolheu publicar exatamente ESTA carta, de um suposto ateu, CONTRA a organização dos ateus?? E por que citar ESTES ateus famosos, e não outros como Darwin, Freud e tantos, tantos outros??)

***

No entanto, segue abaixo trecho final do Editorial de sexta-feira, 10/12:


"O caráter ambíguo do WikiLeaks, aliado à sua inexistente tradição -não há histórico consolidado de seus valores e comportamentos-, gera desconfiança sobre a possibilidade de o site vir a colocar em risco a segurança internacional e a vida de pessoas.
Essas incertezas possivelmente contribuem para as hesitações que se observam em setores que deveriam defender com vigor a liberdade de expressão e o direito da mídia, tradicional ou não, de divulgar informações reservadas.
Quanto a isso, há jurisprudência nos EUA, onde a Suprema Corte, em 1971, decidiu a favor do jornal "The New York Times" contra o governo de Richard Nixon, que determinara censura prévia para impedir a publicação dos chamados Papéis do Pentágono. O tribunal estabeleceu que o governo não pode obstar a publicação de notícias que considere lesivas à segurança ou aos objetivos nacionais.
Num mundo em que governos democráticos inventam mentiras para invadir países, vazamentos como os do WikiLeaks prestam um serviço ao esclarecimento e à verdade. Se a diplomacia exige sigilo, que seus responsáveis o mantenham com eficiência."
(http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1012201001.htm)

Engraçado que um editorial assim não tenha chamado a atenção de NENHUM leitor.

WikiLeaks, o recuo?

“A divulgação do Cablegate pelo Wikileaks está sendo usada por centenas de canais jornalísticos e grupos de ativistas ao redor do mundo.

Existem agora mais de 1.300 telegramas em domínio público, e outros centenas de milhares estão para ser divulgados.

Como em toda história dessa magnitude, o caso está sendo usado tanto por governos quanto por jornalistas: o governo iraniano condenou a Wikileaks como uma organização de fachada dos Estados Unidos; os governos da China e da Rússia sugeriam que Julian Assange fosse premiado com o Nobel, enquanto Israel recebeu bem as notícias do Oriente Médio que revelam como muitas nações compartilham receios a respeito do regime nuclear do Irã.

Alguns dos jornalistas, governos e ativistas que estão escrevendo sobre o material dos telegramas das embaixadas têm percepções extremas sobre vários assuntos. Essas percepções não são as percepções do Wikileaks.

A Wikileaks é uma organização dedicada à transparência e à prestação de contas, e a permitir que whistleblowers (informantes) possam fazer com que governos e corporações prestem contas sobre o que fazem de errado.

Esse é o único propósito da Wikileaks, que vamos continuar a buscar incansavelmente”.

(http://cartacapitalwikileaks.wordpress.com/)

WikiLeaks

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

WikiLeaks (Brazil)

A cidade de Brasília seria vulnerável a potenciais atentados terroristas nos quais aviões seriam usados como armas, revela neste domingo, 12, um telegrama da embaixada dos EUA no Brasil em 2009, assinado na pelo então embaixador americanos Clifford Sobel. O documento foi publicado pelo site WikiLeaks.

A capital estaria vulnerável porque os procedimentos para fechamento do espaço aéreo foram desenvolvidos com foco nas vastas áreas do Norte do País para combate à ação de aeronaves traficando drogas, e não para coibir potenciais ataques às cidades.

(http://justiceforassange.blogspot.com/)

movimento zeitgeist

é difícil de acreditar, mas o site da mastercard.com está fora do ar. são 5 da manhã. os outros sites estão entrando normalmente, embora mais lentos.
*
pelo orkut, descobri o http://movimentozeitgeist.com.br/. Leiam a parte de 'Ensaios'!

há também um movimento de resistência (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=962723), com 22.000 membros!
*
este vídeo pró-wikileaks foi retirado do youtube :
http://www.youtube.com/index?ytsession=AtDpZnlSOCh2_70aPVqX78lPswjmc4t3CG9AGfIpDlQQNQxilQU5LjrYymu7ALKG52BJ2WQcXysGBXOixdY_P2xH376y4Juk-RjyHsJE6Zav-Qdd1QY7hGP2xU306ZCr0OqUQqvmse9GnR_nWVvD6k5wsOx-UqFXm3cZkrGd1lI2p7P2TSmbcz4oiuXxxt0LhTw7Of6F3Bs5JgUL8MmnhBHaPOdO1RqpCDc9kPdX17ioyAUeCz3fqjPPyJlWqmbXUP33Z5NAm5_4IoFeuLVleIBgTVwQOVKF5-9xdU4De6YmACfjsOjnQQ96TEELPOza_jK0Y0HQStEbuNbIdog9DGsvEXh2uDU-YFogq2mUf8e7iDR25Df0WUVH39-y9JUP2g1nlflFGFqeCr_YaP4eNIicmedKJiJiPKZswskm1U8hLDZ0mWXr1hwe2Db6uzpc

*
vídeo de 2 horas do movimento zeitgeist
http://video.google.com/googleplayer.swf?docid=-1437724226641382024&hl=pt-BR&fs=true

WikiLeaks (13/12/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=pHPRxkBZptA&feature=topvideos

primeira guerra cibernética!

ATEA

Dia do orgulho ateu

É um costume antigo escolhermos um dia do ano para celebrar aquilo que achamos importante. Além das datas de eventos históricos relevantes, existe um extenso calendário de dias com motivos religiosos, além de datas cívicas e comerciais para lembrar pessoas, profissões, atividades e idéias. Como resultado, todos os dias do calendário têm coisas a serem comemoradas, com graus de mérito bastante variáveis.

Reconhecendo esse fato, grupos minoritários há muito vêm lançando datas para marcar sua luta pela igualdade e pelo respeito, e contra o preconceito e a discriminação, como é o caso do dia da Consciência Negra e o dia do Orgulho Gay. À peimeira vista, a palavra orgulho pode parecer fora de contexto, mas ela é uma tradição sólida entre as minorias, ao menos desde que se começou usar a expressão black pride (orgulho negro) nos Estados Unidos, há mais de quarenta anos. A ela se associou um dos slogans fortes da época, "I'm black and I'm proud" (sou negro e tenho orgulho disso), eternizada em 1968 pela homônima canção de James Brown.

Nesse contexto, falar em orgulho não é uma maneira de se dizer superior, apenas uma maneira de afirmar que não somos inferiores. Falar em orgulho é importante quando existe uma idéia socialmente difundida de que a sua identidade é intrinsecamente negativa e deve ser motivo de vergonha. Esse é o caso dos negros, é o caso dos homossexuais, e também o caso dos ateus. Falar em "orgulho ateu" é dizer que temos orgulho de sermos quem somos. É dizer que nosso ateísmo é uma parte integrante de nossas posições perante o mundo, e que é uma vergonha que muitos de nós se sintam obrigados a esconder sua identidade para serem plenamente aceitos em seu círculo familiar, social ou profissional. É dizer que os ateus também são cidadãos e merecem, sim, respeito.

Cabe lembrar aqui uma importante distinção entre pessoas e idéias. Muitos ateus entendem que algumas crenças religiosas, ou todas elas, não merecem respeito. E isso é um direito deles. Há idéias que simplesmente não são respeitáveis, como a de que negros são inferiores, ou a de que a Terra é plana -- embora possamos, é claro, discordar de quais idéias exatamente não são respeitáveis. Da mesma maneira, os religiosos podem crer que o ateísmo não é uma posição respeitável, no sentido de que ela não se sustenta, não corresponde à verdade ou coisa similar. Mas isso é coisa muito diversa de dizer que os ateus não merecem respeito, o que é tão errado quanto dizer que os cristãos não merecem respeito.

Já existe uma comunidade no Orkut dedicada ao dia do orgulho ateu, onde se votou por estabelecer o dia do ateu em 12 de fevereiro, aniversário de nascimento de Charles Darwin, o eminente biólogo que deu uma das mais significativas contribuições isoladas ao conhecimento humano, que ao mesmo tempo o impeliu do cristianismo ao agnosticismo. É claro que essa escolha pode ser criticada, e há várias outras opções. Mas isso não importa. Em última análise, a escolha de um dia é perfeitamente arbitrária e qualquer parte do calendário é tão boa quanto as demais.

O importante é trazer o assunto à discussão, na sociedade e na imprensa. É termos um dia para refletirmos e fazermos refletir, para falarmos com amigos e lhes enviarmos mensagens de email, para sair do armário e parar de sentir vergonha, para lembrar que você não está sozinho e que existem pessoas como você lutando por um mundo melhor.

Ações de calendário

Assim como o dia do orgulho ateu, há outras propostas ligadas ao calendário para as pessoas que não têm religião. Judeus e muçulmanos, por exemplo, têm seu próprio calendário, e não é difícil entender por que é difícil de aceitar um calendário que celebra a crença de que o universo surgiu magicamente há menos de dez mil anos, como é o caso da cronologia judaica. Esse é um erro de um milhão de vezes, semelhante a imaginar que a distância daqui ao Sol é de 150 quilômetros, ao invés de 150 milhões de quilômetros. Mas isso não os impede de continuar celebrando, e a mídia de continuar cobrindo o fato regularmente sem qualquer menção crítica.

Por que então não deveríamos criar o nosso próprio calendário? Essa é a idéia do Universal Atheist Calendar, que propõe como zero o início real do universo como o conhecemos, há cerca de 13 bilhões de anos. Existem outras propostas como a Darwin Era, que se baseia no ano de publicação da primeira edição da Origem das Espécies, em 1859. Há muitas outras alternativas, é claro.

Seja qual for o calendário, ele pode comportar as mais diferentes celebrações seculares. Uma das possibilidades é o Newtal, a comemoração do nascimento de Newton, no dia 25 de dezembro. Podemos continuar usando a árvore, mas pendurando maçãs para nos lembrarem da lenda sobre a formulação da lei da gravitação universal. E deixar uma cópia da sua obra-prima, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, aberta logo abaixo, para nos lembrar de grandes conquistas intelectuais da humanidade. Já existe até uma comunidade do orkut dedicada à data, que surgiu originalmente em países de língua inglesa como Newtonmas.

(http://atea.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=81&Itemid=94)

ATEA

10/12/2010 16h35min: A empresa responsável pela veiculação em Salvador entrou em contato com a Atea informando que não iria cumprir o contrato assinado com a entidade, temendo ação do Estado e dos empresários de ônibus. A Atea estuda ação legal.

10/12/2010 18h10min: A Atea recebeu a informação de que a veiculação em Porto Alegre também foi barrada. A informação ainda precisa ser confirmada.


A CAMPANHA DOS ÔNIBUS CHEGA AO BRASIL

A partir do dia 13 de dezembro de 2010, ônibus com mensagens a respeito de ateus, ateísmo e religião circularão em duas capitais brasileiras.

A iniciativa da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos apresenta quatro mensagens que expõem um pouco do que pensam os ateus. É mais um passo dado pela entidade para o reconhecimento dos descrentes na sociedade como cidadãos plenos e dignos. São 10 ônibus em Porto Alegre, financiados por um único doador paulista que prefere permanecer anônimo, e 5 ônibus em Salvador, financiados com recursos da entidade e outros doadores.

A campanha dos ônibus não procura fazer desconversões em massa. Nossos objetivos são conseguir um espaço na sociedade que seja proporcional aos nossos números, diminuindo o enorme preconceito que existe contra ateus, e caminhar rumo à igualdade plena entre ateus e teístas, que só existe quando o Estado é verdadeiramente laico - o que está muito, muito longe de acontecer.

(http://atea.org.br)

violência no rj (plínio)

Lobão (na MTV) pergunta a Plínio o que ele faria para resolver o problema da violência do tráfico no RJ:

“O tráfico é lavagem de dinheiro. Eu atacaria a avenida Vieira Souto (dos bancos, em vez de mandar tanques de guerra para os morros).” (Plínio de Arruda Sampaio)

Policial carioca diz que as UPPs são uma iniciativa da sociedade, e não da polícia (kkk)

“É a criminalização da pobreza. É o festival da babaquice na mídia, transformar isso numa Cruzada. É a Cruzada da Violência.” (Plínio)

(mtv.com.br/debate)