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quinta-feira, 7 de abril de 2011

violência no rj (chacina de crianças na escola)

"6. Dessa regra, a de que o conceito denotador de preeminência política sempre resulta em um conceito de preeminênia espiritual, não constitui ainda exceção (embora dê ensejo a exceções) o fato de a casta mais elevada ser simultaneamente a casta sacerdotal, e portanto preferir, para sua designação geral, um predicado que lembre sua função sacerdotal. É então, por exemplo, que 'puro' e 'impuro' se contrapõem pela primeira vez como distinção de estamentos; aí também se desenvolvem depois 'bom' e 'ruim', num sentido não mais estamental. De resto, cautela para não tomar de antemão os conceitos 'puro' e 'impuro' de maneira demasiado ampla ou demasiado rigorosa, ou mesmo simbólica: os conceitos da humanidade antiga foram incialmente comprendidos, numa medida para nós impensável, de modo grosseiro, tosco, improfundo, estreito sobretudo e francamente assimbólico. O 'puro' é, desde o princípio, apenas um homem que se lava, que se proíbe certos alimentos que causam doenças de pele, que não dorme com as mulheres sujas do povo baixo, que tem horror a sangue - e não mais, pouco mais que isso! Por outro lado, a natureza de uma aristocracia sacerdotal esclarece por que precisamente aí as antíteses de valores puderam bem cedo interiorizar-se e tornar-se mais intensas; de fato, através delas abriram-se finalmente, entre os homens, abismos tais que mesmo um Aquiles do livre-pensar hesitaria em transpor. Já de início existe algo de malsão nessa aristocracias sacerdotais e nos hábitos que nelas vigoram, hábitos hostis à ação, em parte meditabundos, em parte explosivos sentimentalmente, cujas seqüelas parecem ser a debilidade intestinal e a neurastenia quase que fatalmente inerentes aos sacerdotes de todos os tempos.” (NIETZSCHE, Genealogia da Moral, I, 6)