novo blog

sábado, 30 de abril de 2011

cine-rock em sp

http://www.myspace.com/fernandolopespianista
(site mantido por meu irmão, sobre nosso pai, que contém gravação do primeiro movimento do Concerto de Lizst, que será tocado hoje e amanhã em sp, na íntegra)

*
A Arte do Piano
Concerto da Orquestra do Theatro São Pedro com a presença do pianista Fernando Lopes. Programa:M. Glinka – Russlan e Ludmila (Ouverture)/ F. Liszt – Concerto para Piano e orquestra nº 1 Allegro maestoso. Tempo giusto/ Quase Adágio/ Allegretto vivace/ A.Dvorak – Sinfonia nº 9 (Do novo mundo)/ Adagio. Allegro molto/ Largo/ Molto vivace/ Allegro com fuoco.
Regente: Roberto Duarte. Solista: Fernando Lopes (piano).
Estreia dia 30 de Abril (sábado)
Até 1 de Maio, sábado, às 20h30; domingo, às 17h
Theatro São Pedro (636 lugares)
Rua Barra Funda, 171 (Metrô Marechal Deodoro) (Barra Funda) 
Tel: (11) 3667-0499
Ar-condicionado; 06 lugares para deficientes físicos na platéia (sendo 3 p/ acompanhantes); Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais
Preço na Bilheteria: R$ 20,00
http://www.sampaonline.com.br/cultura/espetaculo.php?id=22994


*

"Outro fundamental documento que o Estúdio Eldorado oferece aos que se interessam pela música contemporânea brasileira é o album-triplo "Cartas Celestes", de José Antonio Resende de Almeida Prado (Santos, 8/2/1943). Compositor, pianista e regente, Almeida Prado está entre os autores que vem vem procurando renovar a música brasileira, com obras de grande impacto e novas propostas – e obtendo um merecido prestígio internacional. Há nove anos, recebeu a encomenda de criar a encomenda de criar a música para um espetáculo no Planetário do Ibirapuera em São Paulo. Compôs então então, uma obra rara piano solo, utilizando o livro "Atlas Celeste" de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão como um guia seguro para esta viagem fantástica através do Cosmos. Passaram-se sete anos e em 1981, reencontrando o "Atlas Celeste", teve a idéia de dar continuidade a esta obra inspirada no Cosmos. Trabalhando seguramente, com base cm leituras de obras de astronomia e buscando dar urna interpretação sonora no Universo, desenvolveu seis volumes, com temas em que não existem pausas ou interrupções entre os vários movimentos integrantes de cada um. Uma obra difícil, pessoal e extremamente significativa, que não poderia ficar sem um registro. Assim, graças ao apoio da Fundação para o Desenvolvimento da Universidade de Campinas, há exatamente um ano, os seis volumes das "Cartas Celestes" Foram gravadas pelo pianista Fernando Lopes, num Baldwin, modelo SD-l0, cm sessões realizadas no município de Louveira, Estado de São Paulo. O Estúdio Eldorado editou esta obra num belíssimo álbum, com ilustrações de Fulvia Gonçalves e em formato de capa aspiral, idealizada por Elifas Andreato e que havia sido usado pela primeira vez, há 3 anos, no elepê de Fátima Quedes. Não se trata, obviamente, de um álbum com música de fácil consumo, más a quem aprecia a obra pianística não pode deixar de ouvir esta proposta de Almeida Prado, na execução de Fernando Lopes, um virtuose do piano infelizmente ainda pouco reconhecido no Brasil." (trecho de artigo de Aramis Millarch, originalmente publicado em 1983)
http://www.millarch.org/artigo/classicos-ii

cine-rock 6

meus heróis não morreram de overdose





claro! porque ele já se regenerou e prometeu que não vai roubar mais!