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terça-feira, 3 de maio de 2011

paródia

12 constantes formais da paródia (Antony Zahareas, 1979)

1) narrativa em 1ª pessoa (muitas vezes autobiográfica);
2) temática da delinqüência relacionada com a herança e a origem do pícaro;
3) o estilo pretensamente realista, mas na verdade conceptuoso;
4) a atitude anti-heróica do narrador;
5) o desvio das normas (nomeadamente no que diz respeito à honra);
6) a mobilidade protéica do pícaro;
7) a sátira das relações indivíduo-sociedade;
8) a estereotipização das outras personagens;
9) a dicção, que costuma ser paródia de literaturas idealistas;
10) a inclusão de máximas ou considerações ético-morais;
11) os motivos, dentre os quais: a genealogia, a necessidade, a sordidez, a fome, os enganos, as viagens, a violência etc.
12) o principal motivo do pícaro: a vontade de medrar.

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“Hipertextualidade é toda relação que une um texto B (hipertexto) a um texto anterior A (hipotexto) sobre o qual se enxerta de uma maneira que não é a do comentário, mas que resulta de uma operação de transformação”. (Gerard Genette)