novo blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

meus heróis não morreram de overdose

Lula: usineiros passaram de bandidos a heróis
O Globo - 21/03/2007
Interesse mundial pelo etanol como biocombustível leva presidente a elogiar setor duramente criticado no passado
Chico de Gois Enviado especial

MINEIROS (GO) e BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que os usineiros, vistos no passado como vilões pela sociedade, estão virando heróis nacionais devido à explosão do interesse mundial pelo etanol brasileiro. Em discurso, no interior de Goiás, na inauguração do Complexo Industrial da Perdigão — voltado à exportação — Lula fez ainda apologia às importações, defendendo a necessidade de manter o equilíbrio comercial com os parceiros internacionais. O elogio aos usineiros foi feito quatro dias depois de o presidente chamar seus ministros de heróis por receberem “baixos salários”.

— Os usineiros, que até dez anos atrás eram tidos como bandidos do agronegócio deste país, estão virando heróis nacionais e mundiais — disse o presidente. — E por quê? Porque está todo mundo de olho no álcool, porque tem política séria, porque, quando a gente quer ganhar o mercado externo, temos de ser mais sérios.

O setor sucroalcooleiro, que se destaca devido à importância crescente do álcool combustível, está, no entanto, entre os cinco mais representativos na dívida ativa da União, concentrando grandes devedores, segundo o procurador-geral-adjunto da Fazenda Nacional, Agostinho Netto. A dívida ativa, hoje, soma R$ 600 bilhões.

O segmento também registra condições precárias de trabalho.