novo blog

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

meus heróis não morreram de overdose

Obama telefonou para líderes mundiais para discutir a "ação deplorável" do site WikiLeaks

*

O presidente dos EUA, Barack Obama, condenou neste sábado em conversas telefônicas com o governante mexicano, Felipe Calderón, e o primeiro-ministro turco, Recep Erdogan, os "atos irresponsáveis" da organização Wikileaks, que vazou cerca de 250 mil documentos diplomáticos americanos.

Segundo um comunicado divulgado neste sábado pela Casa Branca, Obama ligou para Calderón para parabenizar pelo sucesso do México na organização da Conferência de Cancún contra a mudança climática. Na conversa, os dois presidentes abordaram o vazamento de documentos diplomáticos americanos efetuado pelo site Wikileaks, que o comunicado qualificou de "ato deplorável".

Os dois governantes "concordaram que estes atos irresponsáveis não devem distrair nossos países de nossa importante cooperação", indicou a Casa Branca. Em alguns dos documentos publicados até agora pelo Wikileaks, se destaca o de um ex-alto funcionário mexicano que deu a entender durante uma reunião com representantes da Procuradoria Geral dos EUA, em outubro de 2009, que o governo tinha perdido o controle sobre certas partes do país pelo narcotráfico.

(http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4839308-EI8141,00-Obama+critica+Wikileaks+em+conversa+com+lideres+mundiais.html)