novo blog

domingo, 3 de outubro de 2010

alagoas, na folha de sp

Teotonio sobe e passa Collor; disputa deve ir ao segundo turno

Principais candidatos já governaram Estado, mas os indicadores sociais pouco mudaram

SÍLVIA FREIRE
ENVIADA ESPECIAL A MACEIÓ

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), 51, subiu sete pontos percentuais e passou numericamente os demais candidatos, segundo a última pesquisa Ibope, divulgada anteontem pela TV Gazeta de Alagoas.
Vilela, que antes aparecia em terceiro, agora tem 34% e continua em empate técnico com o ex-presidente Fernando Collor (PTB), 61, que subiu dois pontos e tem 31% das intenções de voto.
O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), 61, tem 24%.
Os três principais candidatos ao governo de Alagoas já comandaram o Estado por cerca de 14 anos, sem que tivesse havido mudanças significativas em seus indicadores sociais. Nessa eleição, eles prometem novamente gerar empregos e investir na saúde e na educação.
Alagoas tem 24,6% da população analfabeta, o mais alto percentual do país, o menor nível de ocupação acima de 10 anos de idade (47,6%) e o menor percentual de casas com rede de abastecimento de água do Nordeste (67,1%), segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.
Na campanha, os candidatos travaram uma guerra de números, em que ressaltaram suas gestões e criticaram as de seus adversários.
Vilela prometeu construir até o final do ano 30 mil casas, sendo que Lessa fez 168 em oito anos. Já o pedetista disse ter criado 184 mil vagas no ensino público, e falou que Vilela extinguiu 4.000.
Collor, que não deu entrevistas na campanha, prometeu construir postos de saúde e combater a criminalidade."
(Folha de SP, 03/10/10)