novo blog

domingo, 8 de maio de 2011

filmes recentes

dois ótimos filmes assistidos esta semana:

1) Defendor (com Woody Harrelson). Excelente filme de super-herói desviante, com acompanhamento psiquiátrico e tudo, muito engraçado e tocante. Na linha 'Heróis Muito Loucos' (em que há o impagável 'Ventoso', cuja arma secreta é o pum mais fedorento do universo), mas com a profundidade psicológica sobre o papel do herói já delineada em 'Watchmen';

2) Mary e Max - uma amizade diferente. Animação 'baseada numa história real', que retoma motivo de 'Nunca te vi, sempre te amei - 84 Charing Cross' (com Anthony Hopkins), e mesmo o mais recente 'Mens@gem pra Você'. No entanto, a relação epistolar entre o solitário velhinho americano e a menina australiana de 8 anos ultrapassa e muito seus predecessores, além da beleza dos desenhos computadorizados.

Tanto um como o outro suscitariam bons debates com turmas de Psicologia.

*

e um terceiro hoje, domingão:
3) O Alucinado (Luis Buñuel). Uma aula sobre a 'personalidade paranóica' de um sujeito, aparentemente normal, mas que, depois q se casa com uma bela jovem, passa a se atormentar com delírios de ciúme doentios. Vemos muito claramente a sua luta contra a loucura, quando chora várias vezes aos pés de Glória, mas logo em seguida retoma com furor maior a perseguição à esposa.